Máscara do “cristão super-herói/heroína” - Parte 3



2.    Máscara do “cristão super-herói/ heroína” – posso fazer tudo!

Atitudes: Preciso ou posso fazer tudo..., tenho que ser aquele/aquela que sabe fazer de tudo: dar conta de tudo em casa, do trabalho, ainda tocar um instrumento, dirigir um estudo, planejar e fazer acontecer, cuidar de todos os detalhes dos eventos da igreja, liderar um ministério, e claro – sempre bem maquiada, bem vestida, sem perder a pose ..., com tudo em “perfeita” ordem.
Como Marta, acabamos achando que nosso desempenho e a lista de coisas que realizamos, determinam nosso valor diante de Deus e das pessoas... e muitas vezes, sacrificamos o importante no altar do urgente...
Resultado: estresse constante para manter este ritmo; ansiedade para receber a aprovação das pessoas; sem falar que  tomamos a frente de qualquer um que não está se mexendo o suficiente, aí nos cansamos; não ensinamos ou delegamos; e ainda temos que lidar com o sentimento de culpa se deixarmos de fazer isso ou aquilo – acabamos nos isolando com medo de relacionamentos mais próximos... o foco sou EU

Se a sua máscara é de super herói ou heroína: veja o que Jesus diz em Lucas 10.38-41, Gal. 3.2-3; 1 Cor. 3.7:

“Você está preocupado(a) e inquieto(a) com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária... Amar-me de todo coração e ouvir a minha voz...  Gostaria de saber apenas uma coisa: foi pela prática da lei que vocês receberam o Espírito, ou pela fé naquilo que ouviram? Será que vocês são tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, querem agora se aperfeiçoar pelo esforço próprio?  Se aquiete e saiba que Eu sou Deus!  Lembre-se que somos um corpo, do qual eu sou o Cabeça e a Cabeça – trabalhamos juntos, mas sou Eu quem faço tudo crescer e dar resultado.
A tua prioridade maior: Deus
Marido/esposa, filhos/pais e ministério, etc.... Eu dou o resultado... dependa de Mim  e não do teu desempenho!”
Continua...

Um forte abraço