Céu: a palavra final sobre as provações

Deus usa provações para desviar nossos pensamentos para a realidade maior e eterna do céu, para nos impedir de fundamentar nossa esperança nas circunstâncias instáveis deste mundo, pois quer que fundamentemos nossa esperança no que é eterno e imutável.
Quanto mais difícil à provação, mais olhamos para o céu. As provações conduzem os nossos pensamentos para Jesus. A adversidade nos lembra do sofrimento que Ele suportou por nós. A tristeza nos faz ansiar pelo dia em que veremos Sua face. Quando pensamos em estar com Jesus, uma alegria diferente de qualquer outra coisa na terra enche nossos corações. Podemos dizer que a nossa alegria é fora deste mundo!
A alegria que Jesus nos dá hoje aguça o nosso apetite pela alegria eterna que virá. Agora, nós experimentamos a alegria de Sua presença espiritual ao perseverarmos nas provações. Naquele dia, experimentaremos a alegria de estar em Sua presença real e física! O grande e glorioso dia está chegando, quando teremos o prazer de desfrutar um relacionamento íntimo com Jesus, em Sua presença, para sempre! Até este dia chegar, Ele nos chama a andarmos com Ele neste caminho de alegria, na expectativa do cumprimento de Sua promessa!
Deus usa as provações para fortalecer nossa fé e para nos purificar, para ficarmos mais parecidos com Nosso Senhor e glorificá-Lo. As provações nos levam para uma maior intimidade com Cristo, para que Ele possa revelar a Si mesmo a nós em nossas adversidades. As provações nos preparam para a alegria do céu, onde estaremos diante da presença de Sua glória, sem culpa e com grande alegria (Judas 24). Ali conheceremos o Seu eterno prazer.
No livro de Jó, Deus não lhe revelou todos os detalhes da razão pela qual ele estava sofrendo. Ele não disse para Jó, como as circunstâncias se resolveriam. Deus respondeu o “por que” com um “quem”. Deus mostrou a Jó quem Ele era. Deus tinha uma obra muito mais profunda para realizar na vida dele, através da provação, do que ele poderia ter imaginado. Deus usou a provação de Jó para revelar Sua glória e para dar a ele uma visão maior de quem Ele é.
Jó havia adorado a Deus por muitos anos, mas Deus usou esta prova dolorosa para trazer-lhe a alegria de um relacionamento íntimo com Ele, que Jó não havia conhecido antes. Jó disse, “Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem” (42.5). A iminência da presença de Deus era tão real, que era como se Jó estivesse vendo Deus com seus próprios olhos. Jó respondeu com arrependimento e adoração ao Senhor. (42.6).
Deus está no processo de usar suas provações para realizar uma obra profunda no seu coração. Talvez Ele não lhe dê todas as respostas para todas as suas perguntas, mas Ele lhe dá a Si mesmo como resposta.
O propósito de Deus em sua provação é lhe dar uma visão maior de quem Ele é, para que você conheça a alegria da intimidade com Ele e adore o Deus de toda glória, em humildade, e em dependência maior Dele. Deus está usando sua provação para que você O veja em toda Sua glória, alto e exaltado, e responda a Ele em louvor, como a Fonte de sua vida, sua alegria, seu tudo.
Coragem! Confie em Deus naquilo que você não consegue ver! Confie Nele, apesar daquilo que você vê. Confie Nele. É assim que Deus constrói nosso relacionamento íntimo com Ele, no qual nós O glorificamos e O desfrutamos e, através do qual Ele se alegra em nós.
Deus é digno de louvor? Ele é sempre digno de louvor? Quando provações dolorosas entrarem em sua vida, Deus continua sendo digno de louvor? Nos dias, quando irritações pequenas se acumulam, Ele continua sendo digno de louvor? Quando a vida não anda conforme seu plano, Ele é digno de louvor? Quando você não entende, Ele é digno de louvor? Quando você é perseguida por causa da justiça, Ele é digno de louvor?
Não permita que as circunstâncias determinem se você louvará a Deus ou não. Ao contrário, determine que irá louvá-Lo porque Ele é sempre digno de louvor. Adore a Deus e se regozije Nele, mesmo com lágrimas no rosto e dor no coração. Quão mais doce é o seu louvor para Ele e quanto mais Ele é glorificado, quando seu louvor é oferecido em meio à aflição. Louve-O e conheça a alegria da intimidade com o Cristo vivo. O amor Dele por você é para sempre!
“Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente”. Salmo 16.11

Marnie Carlson - Traduzido por Sonya Gale

Com carinho, 
Elânia